INSTRUÇÕES

INSTRUÇÕES GERAIS

4x0: impressão em 4 cores (colorido) em 1 lado. O outro lado sem impressão.

4x1: impressão em 4 cores (colorido) em 1 lado. O outro com apenas 1 cor (ex.: preto ou tons de cinza).

4x4: impressão em 4 cores (colorido) nos 2 lado 2 (frente e verso).

RGB é um sistema de cores aditivas utilizado por monitores e aparelhos eletrônicos. Seu nome deriva do inglês Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Já o CMYK refere-se à combinação dos pigmentos Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). É tido como sistema subtrativo de cores e é utilizado como padrão para impressão. Por isso, toda vez que enviar uma arte, ela deverá estar no padrão CMYK para que as cores sejam mais fiéis às visualizadas em seu monitor.

Papel, quantidade de pigmento, tipo do monitor, além, é claro, das condições climáticas. Tudo isso influencia no resultado final de seu material. Quando utilizamos um monitor de tubo, percebemos a diferença imediata de cores com um monitor LCD. O mesmo pode ocorrer entre materiais impressos e materiais visualizados no computador. Mas a porcentagem de variação aceita como padrão é de, no máximo, 10%. Por isso, podemos garantir que a sua arte criada em verde não sairá em outra cor e assim por diante. O que pode variar é 10% o tom do verde.

Gráficas geralmente utilizam fórmulas diferentes dos programas de interface gráfica para imprimir uma cor preta mais viva. Por isso, quando estiver criando seu material impresso, utilize as seguintes configurações de cor para garantir um preto mais forte: C50 / M10 / Y10 / K100 (padrão CMYK). IMPORTANTE: Não utilize esta configuração para textos.

Todos os materiais devem conter a chamada sangra quando houver elementos que chegam até a linha de corte. Quanto ao formato, respeite o tamanho especificado na descrição do produto adquirido. Se o material é um 10x15cm, 3mm de sangra já serão suficientes.

Ao adquirir um produto, você deve providenciar a arte compatível com o tamanho selecionado. Tome cuidado com a resolução de imagens e ícones coletados na Internet, seja através de Banco de Imagens ou outros sites. Muitas vezes, a resolução da imagem inserida não é o suficiente e, mesmo que você exporte o arquivo final com uma alta resolução, ainda podem resultar erros na impressão. O ideal é exportar em 300 DPI após o fechamento do arquivo. Não se esqueça de inserir linha de sangra de 3mm (quando houver). Quanto à JPG ou PDF, fica à sua escolha.

Você pode fechar arquivo para impressão das seguintes maneiras:

1. PDF Você pode exportar ou publicar o arquivo em PDF utilizando as seguintes configurações: • Predefinição de PDF: PDF/X-1a (Clique em “Configurações”. Na aba “Pré-impressão” habilitar limite de sangramento e colocar 3 mm e marcas de corte).

2. COREL DRAW (CDR) Você pode enviar um arquivo salvo na extensão CDR, conforme as seguintes especificações: • Fontes em curva (convertidas em vetor) • Marcas de corte e dobra (caso o material possuir dobra) • Sangra de 3mm • Modo de cor: CMYK • Resolução das imagens/fotos: 300 dpi

3. ILLUSTRATOR (AI) Você pode enviar um arquivo salvo na extensão AI, conforme as seguintes especificações: • Fontes em curva (convertidas em vetor) • Marcas de corte e dobra (caso o material possuir dobra) • Sangra de 3mm • Modo de cor: CMYK • Resolução das imagens/fotos: 300 dpi

2. JPG Você pode exportar/salvar os arquivos (frente separado do verso) em jpg respeitando as seguintes configurações: • Marcas de corte e dobra (caso o material possuir dobra) • Sangra de 3mm • Modo de cor: CMYK • Resolução: 300 dpi

Obs. 1: No caso de materiais com dobra, é necessário enviar marcas de dobra. Obs. 2: O envio do arquivo em JPG pode ser em 1 (um) arquivo (quando só frente) ou 2 (dois) arquivos (Ex.: frente.jpg e verso.jpg). Obs. 3: O envio em PDF deve conter as duas páginas no mesmo arquivo. Obs. 4: Envio de 1 (um) arquivo em JPG ou 1 (uma) página no PDF serão interpretados como impressão somente em 1 (um) lado, com verso em branco.

Para evitar problemas com relação ao formato dos materiais ou no corte, atenção para os seguintes detalhes:

1. Não utilizar imagens com corte exato, ou seja, sem sangra ou rente ao corte. Pode haver uma variação de 1mm no corte (quando houver elementos com sangra). Nos arquivos sem sangra ou margem insuficiente, será colocado um quadro de fundo com a cor mais aproximada.

2. Arquivo com tamanho (formato) fora do padrão especificado em cada produto será recusado e será enviado um e-mail solicitando envio de outro arquivo.

3. Baixe nossos gabaritos quando o material tiver corte especial (faca) e desenvolva sua arte dentro da mesma.

1. A cor na impressão pode variar 10% para mais ou para menos, devido aos diferentes modelos e configuração de monitor e arquivos fora do padrão de cores CMYK.

2. O arquivo deve ser enviado no padrão de cores CMYK. Padrões em RGB ou Pantone serão convertidos automaticamente, podendo resultar em alterações nas cores.

3. Para fundo preto calçar conforme a seguinte instrução: C: 50 / M: 0 / Y:0 / K: 100.

4. Cores em preto na escala C: 100 / M: 100 / Y:100 / K: 100 podem resultar em uma impressão muito carregada, podendo afetar as informações de tamanho pequeno.

Para garantir a qualidade de seu impresso, alguns cuidados devem ser tomados no fechamento do arquivo. Vamos a algumas dicas.

1. Sangra (Área de Segurança) Ao imprimir um material, é necessário prever uma área de segurança para possíveis deslizes no corte do papel. É obrigatório prever uns 3mm de margem além do corte final (isso ocorre quando uma imagem ou algum elemento gráfico ficar rente ao corte). OBS.: As informações que interessam devem estar dentro da área de corte.

2. Tipo de Arquivo A Impresso Prático aceita arquivos nas extensões CDR, AI, PDF e JPG. Os arquivos em PDF (padrão PDF/X-1a) deverão ser enviados com as fontes convertidas em curvas e com cruzes de corte, bem como os arquivos em CDR e AI. Já os arquivos em JPG deverão ser exportados com resolução de 300dpi, na escala CMYK, cruzes de corte e com 3mm de margem de segurança (sangria se houver). A frente e o verso da arte deverão ser zipadas em um único arquivo para envio no site. Não se esqueça de enviar as duas faces do material. Se apenas um arquivo for enviado, o material será interpretado como impressão somente de um lado. Caso tenha dúvida ou problema com o envio, faça login na Área Restrita do site e envie novamente o arquivo. Se não der certo, entre em contato conosco pelo 0800 601 4848.

3. Escala de Cores Para evitar variações extremas de cor, sugerimos exportar os arquivos em CMYK. Este é o padrão de impressão e diz respeito aos pigmentos que serão misturados para gerar a coloração. Na hora de exportar seu arquivo, procure sempre a opção CMYK.

4. Resolução Imagens e fotos inseridas em qualquer material, bem como arquivos em JPG, devem ter resolução de 300dpi para garantir uma boa impressão. Forçar uma resolução superior a isto, só deixará o arquivo mais pesado. Imagens retiradas de sites na internet, geralmente servem apenas para visualização, não sendo úteis para impressão. Procure usar a foto original. Para verificar, dê um zoom na imagem e veja a nitidez da mesma.



(49) 3333.0713
(49) 9 8833-7819

Endereço: Rua Líbero Maróstica, 105
B. Industrial | Nova Erechim-SC


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

07:30 às 11:30 | 13:30 às 18:00